sexta-feira, 20 de maio de 2016

A Família Franciscana no Paraná e seus núcleos


Como já havia sido noticiado, a Família Franciscana no Paraná está em processo de reestruturação e revitalização. Após a Coordenação Regional ter sido eleita, o próximo passo era tentar reviver os núcleos que já existiram por todo o Paraná, que reuniam as diversas congregações em atividades comuns de partilha de vida e celebração.

Nesta semana, a Coordenação se reuniu para tentar imaginar estes núcleos. O primeiro passo era partir da relação das congregações e ordens religiosas e leigas franciscanas e tentar agrupá-las, num mapeamento. Esta reunião sugeriu a seguinte distribuição:



Assim ficariam definidos 8 Núcleos da FFB no Paraná. Dois deles já estão estruturados: o de Curitiba e o de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.

Núcleo 1: Curitiba
Núcleo 2: Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo
Núcleo 3: Ponta Grossa
Núcleo 4: Londrina
Núcleo 5: Guarapuava
Núcleo 6: União da Vitória
Núcleo 7: Pato Branco
Núcleo 8: Umuarama

O próximo passo, agora, será contatar as comunidades religiosas e convidá-las a estruturação de seu núcleo, elegendo uma coordenação e prevendo as atividades da Família Franciscana naquela região. Uma carta será enviada, também, a cada comunidade, ajudando nesta animação e convidando a todos a abraçarem esta bonita missão da unidade franciscana.

Sabemos que ainda há muitos passos a serem dados, mas contamos com o auxílio do Espírito Santo, a intercessão do Bem-aventurado Pai Francisco e Santa Clara. E, juntos, levaremos o testemunho e anúncio do carisma franciscano adiante. Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário